Refrigeração é a ação de resfriar determinado ambiente de forma controlada, tanto para viabilizar processos, processar e conservar produtos como para climatizar ambientes para conforto térmico.
Existem diversos tipos de refrigeração, existindo um para cada situação. Mas, apontaremos aqui somente os principais. São eles:
É a mais utilizada e também conhecida por Refrigeração por Compressão de Vapor. Nesse caso, a refrigeração acontece através de um fluído que circula por um circuito fechado.
O fluído tem a capacidade de absorver o calor e dissipá-lo para fora do ambiente refrigerado.
Na Refrigeração por Compressão são necessários cinco componentes: compressor, fluído, condensador, evaporador, elemento de controlo e filtro secador.
Diferente da anterior, a Refrigeração por Absorção não utiliza energia elétrica, já que não possui compressor. A sua fonte de energia é o calor.
Os componentes do sistema de refrigeração por absorção são: gerador, condensador e absorvente. Além disso, utiliza dois fluídos: o fluído refrigerante e o fluído absorvente.
O fluído refrigerante retira o calor do ambiente através da evaporação e o fluído absorvente, por sua vez, absorve o vapor gerado pelo refrigerante nas temperaturas baixas.
Neste caso, são utilizados dois materiais distintos para criar um arrefecimento gradativo. Com sistema, também é necessário utilizar energia elétrica.
Estes materiais encontram-se duas vezes, sendo uma no ambiente que está refrigerado e a outra no ambiente externo.
Podemos dizer que este sistema funciona como uma bomba de calor, tanto para arrefecimento ou aquecimento.