Caso tenha habitualmente pessoas em casa durante o dia, adquirir apenas os painéis pode ser suficiente. No entanto, se trabalhar fora de casa e apenas chegar ao final da tarde, a energia captada apenas serviu para alimentar os equipamentos elétricos em stand-by no domicílio. E, por isso, pode ser necessário adquirir também as baterias de armazenamento para guardar a eletricidade gerada e tirar mais vantagens desta fonte de energia limpa.
Além disso, pode também considerar um painel solar com bomba de calor, que pode ser usada para aquecimento da habitação e da água que usa. Desta forma irá poupar tanto nos equipamentos de climatização como na fatura de gás pelo menor uso do esquentador.
Painel Fotovoltaico – Para efeitos de geração de energia, precisamos de um painel solar fotovoltaico, que utiliza células solares, feitas de dois tipos de silício, para converter a energia solar em eletricidade. Quanto maior a extensão do painel, maior a quantidade de energia produzida.
Painel Térmico – O funcionamento (e funcionalidade) do painel solar térmico acaba por ser mais simples e direto, convertendo a energia térmica. A aplicação prática mais evidente de um painel solar térmico é o aquecimento de água.
A geração de energia própria tem vantagens óbvias. Sendo possível utilizar o sol como uma fonte de eletricidade, está a baixar o nível de consumo da rede, atenuando drasticamente a conta no fim do mês. Além do mais, os painéis solares estão projetados para durarem aproximadamente 25 anos, e são uma solução de baixos custos de manutenção.